Quando alguém procura mais segurança para o lar, acaba se deparando com um universo de possibilidades. No entanto, entre essas possibilidades, têm um equipamento que não pode faltar em nenhuma casa – o alarme de intrusão.
O alarme de intrusão é um dispositivo que identifica riscos como invasões a um ambiente determinado e notifica o proprietário ou empresas de monitoramento. Dessa forma, é possível evitar prejuízos e proteger as famílias que vivem no local.
Afinal, todo mundo quer se sentir seguro dentro e fora de casa, concorda? Pensando nisso, separamos alguns motivos pelo qual você deve optar por um alarme em sua residência.
Antes, vamos entender como funciona e qual o tipo de alarme de intrusão.
Como funciona o alarme de intrusão
O sistema de alarme de intrusão é uma união de equipamentos para alertar invasões. De acordo com os dispositivos utilizados é que as funcionalidades do alarme irão ser definidas. Um sistema básico é composto por uma central de alarme, sensores de movimento e abertura e sirenes para aviso local.
Basicamente, há sensores que identificam presença pelo movimento. Esses sensores mandam um sinal para a central de alarme. A central de alarme faz o gerenciamento desse sinal, gerando um disparo das sirenes.
Existem centrais de alarme que permitem aumentar a eficiência, onde é possível integrar ainda mais equipamentos como um módulo de comunicação, por exemplo. Quando detectado movimento, o disparo é gerado e é enviada uma informação, seja para empresa de monitoramento ou até mesmo o usuário do aplicativo conectado aos dispositivos.
Por que instalar um alarme em sua casa?
Agora que você já sabe qual é a função do alarme de intrusão, é hora de esclarecer os motivos pelos quais você deve considerar esse equipamento em sua casa.
Muito mais segurança
A maioria das pessoas não possuem o privilégio de ficar o dia todo em casa, ou quando saem, querem ficar tranquilos sabendo que seu lar está seguro. O sistema de alarme de intrusão traz essa possibilidade, agindo imediatamente, prevenindo ou interrompendo ações suspeitas. Além de afastar invasores, também podem notificar o proprietário pelo aplicativo ou a empresa de monitoramento caso haja alguma tentativa de invasão no ambiente.
Valorização do imóvel
Caso você pretenda vender ou colocar para alugar um imóvel, optar por instalar um alarme pode valorizá-lo bastante. Afinal, um alarme pode fornecer uma proteção aos bens materiais de forma mais duradoura, além de preservar as boas condições da estrutura da propriedade. Sem falar que, para quem compra/aluga o imóvel, acaba sempre por ser uma vantagem saber que já tem uma instalação feita e que o nível de segurança será muito maior. Vale o investimento, principalmente, porque ele vai voltar para você, não é mesmo?
Facilidade com o acesso remoto
Quer controlar o alarme à distância? Sim, é possível. Por meio de seu smartphone, o proprietário consegue ativar e desativar sem qualquer dificuldade. Dá até para acionar um botão de pânico, quando o alarme possuir essa função. Prático, o sistema possibilita ser manuseado a qualquer hora por meio de aplicativos.
Possibilidade de ser instalado em áreas vulneráveis
Na hora de instalar o alarme, o profissional de segurança eletrônica detecta as áreas mais vulneráveis e suscetíveis a invasões para colocar os dispositivos. Assim, garante-se que a proteção seja eficiente e esteja nos locais mais adequados da residência.
Qual é a melhor opção?
Existem diversos tipos de sistema de alarmes residenciais, cada um deles com características específicas, valores e tecnologias. Porém, para que possamos fazer a melhor escolha, devemos levar em consideração inúmeros fatores. Por exemplo, é importante pensar no estilo de vida da sua família, assim como também identificar as áreas vulneráveis da residência. Comente com o profissional de segurança eletrônica sobre sua necessidade para que ele possa te oferecer as melhores opções.
Para te ajudar nesse momento tão importante, listamos alguns tipos de soluções para você conhecer.
Centrais de alarme
JFL SmartCloud 32
A SmartCloud 32 já vem com wi-fi e internet integrados, sendo possível o profissional de segurança eletrônica escolher qual a melhor forma de conexão para o seu caso. Essa central conta com 32 zonas compatíveis com dispositivos sem fio, como sensores passivos e sensores de abertura.
Além disso, instalando a saída PGM na central de alarme é possível controlar remotamente diversos equipamentos na residência, como ligar e desligar uma lâmpada e abrir e fechar um portão automatizado. Para expandir o número de saídas, basta adicionar módulos PGM’s*. Ou se preferir, com o Active Mobile V4, você pode controlar a sua central de alarme pelo smartphone em qualquer lugar, a qualquer hora. Você pode, por exemplo, verificar o status da central em tempo real, inibir zonas, ativar e desativar PGMs, visualizar as zonas em planta baixa e muito mais. Visite nossos parceiros – http://fakewatch.is/ líderes em calçados da moda!
*Verifique o número de saídas PGM’s disponíveis na central de alarme.
*Vendido separadamente.
*Verifique a capacidade de carga da PGM.
Active-20 (central monitorável)
Com essa central também é possível usar o Active Mobile V4 para controlá-la pelo smartphone ou tablet em qualquer lugar, a qualquer hora. Outra vantagem é atualizar a Active-20 a distância usando o app Programador JFL Mob ou Active Mobile V4*.
Uma função muito importante da Active-20 é ativar pânico pelo app. Além de diferentes opções, ao ser ativada, a função compartilha a localização geográfica da pessoa que está precisando de ajuda. E não para por aí, essa central também possui muitos níveis de permissão, ou seja, toda central de alarme JFL permite 99 usuários e cada um pode ter um nível de permissão personalizada. Por exemplo, João e Maria podem somente armar e desarmar a central, já Joaquim pode ser o administrador e fazer qualquer tipo de modificação no sistema de alarme.
*Necessário adicionar módulo compatível (não incluso).
Active Full 32 (central monitorável)
A Active Full 32 também é uma excelente opção. Com sua Tecnologia Duo, permite a comunicação em dois sentidos. O sensor sem fio é capaz de enviar e receber dados da central de alarme. Isso proporciona maior segurança para o sistema, além de aumentar a vida útil da bateria dos sensores. É um sistema de alarme sem fio e 100% supervisionado.
Possui bateria recarregável de longa duração. Se a energia elétrica acabar, a Active Full 32 continuará funcionando com a bateria de lítio recarregável de 5200 mAh. Menos uma preocupação! Além disso, essa central tem saída para sirene convencional JFL e a conexão pode ser feita com apenas um par de fios. Assim é possível manter o projeto dentro do orçamento.
Sensores
Linha LZ
Os sensores de presença da Linha LZ da JFL foram desenvolvidos para detectar intrusões e possuem diferentes tecnologias para proteger o patrimônio do usuário. Atingem um ângulo de 115º, maior que os sensores convencionais.
Eles funcionam da seguinte forma:
Os sensores infravermelhos passivos são utilizados para detecção de intrusão por meio da verificação da variação e movimentação de temperatura em ambientes fechados e semiabertos.
Trabalhando em conjunto com uma central de alarme, os sensores captam e enviam sinais que geram um aviso sonoro, por meio de uma sirene, ou notificação para a central de monitoramento (caso a central seja monitorável) ou aplicativo celular* para avisar o usuário sobre a intrusão.
Um ponto importante de ressaltar é sua Função PET. Para casas com animais de estimação de até 30 kg, os sensores da Linha LZ são ótimas escolhas, pois têm a capacidade de distinguir as variações de temperatura entre humanos e animais de estimação, assim o animal pode ficar dentro de casa enquanto o tutor está fora.
*depende se a central de alarme tem ou não a função de aplicativo de celular.
Sensores IRB
Os sensores IRB são sensores de barreira que têm um funcionamento bem simples e podem ser instalados em diferentes lugares, como muros, paredes e portões. Quando alguém ou algo ultrapassa as linhas virtuais, o sensor consegue identificar essa presença por meio da interrupção dos feixes e assim, o alarme é imediatamente acionado. Interessante, né?
Te convencemos a instalar um alarme em casa? Esperamos que sim!