Um sistema de segurança residencial Wi-Fi é uma tecnologia que dispensa grandes intervenções na infraestrutura do local de instalação e promove facilidade e comodidade no controle de equipamentos por aplicativos.

Além disso, a variedade de produtos e linhas específicas disponíveis no mercado também se adaptam aos diferentes objetivos e necessidades de cada casa.

Neste post, vamos entender quais são os benefícios e aplicações de um sistema de segurança residencial sem fio. Acompanhe!

Sistema de segurança residencial

segurança residencial

Quando nos referimos a um sistema de segurança residencial, estamos falando de um projeto completo que reúne um conjunto de equipamentos que buscam proteger as pessoas e seus patrimônios.

Apesar de serem soluções diferentes, juntos, eles costumam compor a famosa tríade da segurança eletrônica: o controle de acesso, o monitoramento e o sistema de alarmes, ou seja, controle fácil de entradas e saídas, verificação do ambiente a qualquer momento e avisos imediatos em caso de invasão.

Algumas soluções tecnológicas contam com modelos de conexão Wi-Fi, como câmeras, sensores de presença, alarmes e videoporteiros, que permitem o acompanhamento da casa de qualquer lugar por meio de um aplicativo no smartphone. Sendo assim, você fica tranquilo com a praticidade de proteger seus animais, família e patrimônio, mesmo à distância

Mas atenção, antes de decidir quais aparelhos comprar, converse com um técnico para entender quais soluções se adequam às suas necessidades e às especificações da casa. Ele também vai ajudar você a descobrir quais produtos podem ser integrados e quais não podem.

Esses equipamentos de segurança wireless costumam ser bem simples de utilizar e alguns modelos permitem que o próprio morador faça a instalação, como no caso de câmeras internas.

No entanto, alguns dispositivos vão precisar da expertise do instalador, como na hora de colocar uma central de alarme, por exemplo.

Controle fácil de entradas e saídas

Imagine alguém entrar na sua casa sem permissão? Essa seria uma situação bem incômoda e mostra que a sua residência não está segura o suficiente.

Por essa razão, um sistema de controle de acesso é fundamental para impedir que pessoas sem autorização consigam acessar a sua residência.

instalação pode ser realizada tanto em áreas externas, como portões de entrada ou garagem, quanto internas, como portas principais do apartamento ou casa. Veja quais equipamentos podem facilitar o gerenciamento de pessoas no seu lar:

  • Fechaduras digitais: específicas para portas de entradas, esse aparelho permite que o morador acesse a residência por meio de senhas, cartões de aproximação (conhecidos como Tags) ou biometria digital, o que dispensa uso de chaves e evita que cópias indevidas sejam realizadas. Além disso, é possível integrar esse equipamento a alarmes, sensores de porta aberta e travamento automático.

  • Videoporteiro: o principal diferencial desse equipamento é a possibilidade do morador ver e conversar com o visitante em tempo real mesmo quando estiver fora de casa. Basta utilizar um aplicativo no smartphone conectado à internet. A tecnologia ainda permite que as imagens sejam gravadas para a visualização posterior.

Verificação do ambiente a qualquer momento

verificação do ambiente

O sistema de segurança residencial Wi-Fi permite a conexão dos equipamentos, como câmeras, com aplicativo para smartphones. Isso possibilita que o morador tenha o controle da movimentação na sua casa de qualquer local do mundo, como no trabalho ou durante uma viagem, por exemplo, sendo necessário apenas conexão com a internet.

Entenda quais possibilidades de funcionamento o aplicativo permite para a verificação da residência a qualquer instante:

  • Monitoramento com imagens em tempo real: o morador consegue checar a casa, observar a movimentação no ambiente e verificar se está tudo em ordem, tudo isso na tela do smartphone e em tempo real, ou por meio da gravação das imagens. Esse recurso é fundamental para casas de praia e sítios que ficam sem visitas dos donos por muito tempo, além de contribuir para o acompanhamento de idosos, crianças e até animais de estimação.
  • Comunicação por voz: com o aplicativo, o morador também consegue ouvir o que está acontecendo na sua residência por meio da captação de áudio realizada pelo sistema de som da câmera. Com isso, há a possibilidade de interagir com pessoas ou animais domésticos presentes no ambiente.
  • Sistema de notificação em casos suspeitos: possibilita que o morador receba alertas e avisos no smartphone caso a câmera identifique alguma movimentação suspeita. Sendo assim, é possível configurar a notificação automática no próprio app.

Avisos imediatos em caso de invasão

Um sistema de alarme de segurança residencial Wi-Fi é um dos mais importantes para manter a proteção da residência.

Essa tecnologia funciona como o cérebro de toda a operação, monitorando todos os outros aparelhos na identificação de algum evento suspeito, para assim, emitir um alerta aos proprietários da casa ou a empresa de monitoramento, que acionará a polícia imediatamente se a invasão for confirmada.

Saiba quais os principais equipamentos que compõem o sistema de alarme sem fio:

  • Sensor de movimento: identifica movimentações nos ambientes e emite alertas em casos suspeitos. Há modelos no mercado com inteligência artificial, tornando os sensores muito mais precisos e evitando os disparos acidentais. Por exemplo, a movimentação do seu pet ou mesmo de uma cortina na sua sala de estar, não irá ocasionar disparo do alarme.
  • Sensor de abertura magnético: protege portas e janelas, monitorando a abertura e fechamento.
  • Sirene: item fundamental para disparos de sons de alta potência quando os outros equipamentos identificarem movimentações suspeitas no ambiente. Com isso, é possível avisar os moradores que estão no local e os vizinhos a uma distância de cerca de 600m.
  • Controle remoto: esse acessório é um item importante para ativar e desativar a comunicação com a central de alarmes, principalmente nos casos de alertas falsos.

Vantagens do sistema de segurança sem fio

Um sistema de segurança residencial Wi-Fi é um tipo de sistema de segurança sem fio e conta com uma série de equipamentos projetados para proporcionar diversas vantagens aos moradores, como:

  • Facilidade e rapidez na instalação (diversos equipamentos podem ser instalados pelo próprio proprietário);
  • Dispensa a necessidade de interferências na infraestrutura da residência (já que os equipamentos não possuem fios);
  • Sistemas de alarmes sem fio com autonomia de funcionamento, tendo baterias que duram até 4 horas (caso haja queda de energia e os equipamentos estiverem no Wi-Fi);
  • Praticidade no transporte (pois os equipamentos são mais fáceis de remover, o que é ideal para imóveis alugados);
  • Controle e monitoramento de vários dispositivos por aplicativo no smartphone;
  • Design projetado para não poluir esteticamente o ambiente.

Gostou das nossas dicas? Comente!