Você já chegou em casa após um dia intenso de trabalho, sentou-se para assistir aquela série e o vídeo travando impediu? Ou estava no meio de uma reunião online e a videochamada ficou instável? Esses são alguns exemplos muito comuns no dia a dia de quem depende da internet, seja para home office ou entretenimento.

De modo geral, a primeira atitude é entrar em contato com o provedor de internet e reclamar da velocidade da conexão. No entanto, muitas vezes, esse problema não está relacionado à velocidade do seu plano de internet, mas à qualidade da distribuição da rede na residência, por exemplo. A boa notícia é que há diversas soluções para resolver vídeos travando!

Neste post, você vai ver alguns motivos que geram esse problema e como solucioná-los. Acompanhe!

Vídeo travando: conheça as possíveis causas

Uma internet estável e de qualidade é fundamental para aquela sessão de cinema em casa, assistir vídeos em redes sociais e realizar videochamadas sem travamentos.

Existem diversos fatores que podem afetar a experiência com vídeos, como má distribuição do sinal Wi-Fi, placa de vídeo desatualizada, muitas conexões wireless simultâneas ou a tecnologia do próprio dispositivo. A seguir, mostraremos mais detalhes sobre esses problemas e as principais soluções.

Má distribuição do sinal Wi-Fi

Problema: consiste em interferências do sinal de internet que sai do roteador e chega ao seu celular, notebook, televisão, etc. Por isso, antes de aumentar a velocidade da conexão, é necessário analisar se há obstáculos no ambiente, como espelhos, aquários, móveis, eletrodomésticos (como micro-ondas ou telefones), paredes (de concreto, vidro ou metal) ou até mesmo a localização do roteador.

Solução: uma ótima alternativa é instalar o roteador num lugar alto, amplo e centralizado. Evite colocar o equipamento dentro de caixas ou móveis (por exemplo, numa das prateleiras inferiores de um rack de televisão) ou próximo a eletrodomésticos. Esses são fatores que atrapalham na distribuição do sinal da rede.

Caso a internet ainda não chegue em alguns cômodos com a mesma qualidade, a tecnologia Mesh pode ser a solução. Trata-se de um dispositivo que permite uma comunicação inteligente e fluida entre roteadores, trazendo mais estabilidade e eficiência da rede Wi-Fi, distribuindo melhor o sinal pelo ambiente.

Placa de vídeo desatualizada

Placa de vídeo desatualizada

Problema: no caso de notebook, uma placa de vídeo desatualizada pode causar problemas na reprodução de filmes, séries ou jogos online, por exemplo. Isso porque vídeos executados em versões superiores às instaladas no computador podem causar lentidão e instabilidade de imagem e som.

Solução: o driver de vídeo é importante para a exibição correta dos vídeos nos computadores. Por isso, é fundamental manter a atualização dos sistemas operacionais do notebook, principalmente se tratando de Microsoft Windows. Dessa forma, é possível ter o melhor desempenho nas tarefas gráficas, como a reprodução de vídeos com qualidade e estabilidade, por exemplo.

Muitas conexões simultâneas

conexões simultâneas

Problema: hoje em dia, é comum ter muitos aparelhos conectados ao mesmo tempo (televisões, smartphones, sistemas de automação residencial…). Porém, quanto mais dispositivos conectados ao Wi-Fi mais o desempenho da internet é afetado, principalmente se os roteadores não forem ideais para suportar essa demanda. Isso impacta diretamente na estabilidade do sinal e, consequentemente, pode causar o famigerado problema de vídeo travando.

Solução: desconectar aparelhos e limitar o uso é uma opção para melhorar a velocidade da rede. Há modelos no mercado que possibilitam identificar se esse é o problema. No entanto, com o tempo, é normal que o consumo de internet aumente e você precisará pensar em alternativas, como roteadores mais potentes que têm uma capacidade de suporte acima de 10 dispositivos, podendo chegar até 60 conexões múltiplas.

A própria tecnologia do aparelho

Problema: a televisão, celular e notebook podem não ser compatíveis com a tecnologia da internet/roteador. Sendo assim, ter um roteador Wi-Fi 5 (dual band AC), mas um modelo de aparelho muito antigo, por exemplo, causa incompatibilidade entre os dispositivos conectados, o que pode ser a causa do seu vídeo travando.

Solução: mantenha os sistemas operacionais dos aparelhos sempre atualizados, com isso, você vai garantir a compatibilidade da conexão. Além disso, é possível utilizar um adaptador para compatibilizar o sinal do roteador com o sistema de receptação de Wi-Fi do seu notebook, permitindo assim acesso a mais velocidade e estabilidade da rede.