Dicas para cuidar dos pets durante suas férias

Quem tem um animalzinho de estimação sabe o quanto é difícil deixá-los em casa sozinhos por muito tempo. Quando a ausência é para aproveitar as férias, não tem como deixar de se preocupar com os bichinhos. Por isso é importante fazer tudo o que é possível para cuidar dos pets enquanto você estiver fora.

Neste post, confira dicas para garantir a saúde e o bem-estar do seu cachorro ou gato, assim como monitorá-lo remotamente com ajuda da tecnologia. Acompanhe!

Dicas para cuidar dos pets durante as férias

Nem sempre dá para levar os bichinhos para as férias, mas isso não significa que você deve deixar de viajar. Com um pouquinho de esforço e planejamento você consegue preparar sua casa para melhor atendê-los e ainda pode acompanhá-los de longe. Veja o que fazer:

1. Tenha alguém de confiança para cuidar do seu pet

É ótimo contar com alguém para cuidar da nossa casa enquanto estamos fora, não é mesmo? Essa pessoa pode ver como estão os pets, repor a água e a ração. Se você tiver cães, peça também para seu amigo ou familiar levá-los para passear.

Outra opção é contratar um Pet Sitter. Esse profissional vai lavar os bebedouros e comedouros, fornecer água fresca e comida, limpar o local onde são feitas as necessidades, brincar com os bichinhos e outras coisas de que você precisar.

Neste caso, uma boa ideia é instalar fechaduras digitais. Elas dispensam o uso de chaves e são destravadas através de senhas. Assim, você pode criar uma para quem que vai cuidar dos seus bichos poder entrar – chega de chave debaixo do tapete ou na caixinha de correspondência! A depender do modelo de fechadura digital que você escolher, ela enviará uma notificação para o seu celular e você ficará sabendo quem entrou em sua casa, em qual horário Isso pode ser bastante útil para conferir quando o profissional esteve na sua residência. Outra opção quando o assunto é tecnologia é o videoporteiro, no qual você libera o acesso de onde estiver. Ou seja, a pessoa contratada para o serviço só entrará se você der acesso. Se você costuma viajar internacionalmente, talvez irá preferir um videoporteiro Wi-Fi. O ponto de atenção neste caso é que você precisará se certificar de que seu smartphone estará conectado à internet na hora combinada entre você e o cuidador ou a cuidadora.

2. Estimule seus pets a se movimentarem

Cães e gatos gostam de viver em ambientes que os deixem confortáveis e livres para fazer o que gostam. Se eles já vão ficar sozinhos, preparar sua casa para eles é ainda mais importante, não é mesmo? Espalhe os brinquedos e petiscos pelos cômodos onde seu bichinho circula para estimular a “caça”. A falta de atividade influencia negativamente a saúde do animal.

Você também pode ter uma câmera com interação por voz e aplicativos de monitoramento. Elas são super fáceis de configurar e transmitem as imagens do ambiente ao vivo. Desta forma, você pode ver, conversar e brincar à distância com seu pet – ou então alertá-lo para não fazer alguma “arte”!

3. Mantenha o fornecimento de água e ração

Cães e gatos precisam se hidratar constantemente, especialmente no verão. Uma alternativa interessante para cuidar dos pets são os bebedouros automáticos ou fontes bebedouros elétricos, que deixam a água sempre fresquinha. Existem também comedouros automáticos.

Só fique atento à capacidade dos produtos. Se não for suficiente para atender seus pets durante sua ausência, uma pessoa de confiança ou seu pet sitter devem reabastecê-los periodicamente. É fundamental contar com bebedouros convencionais junto dos elétricos, para que os bichinhos não fiquem desassistidos em caso de falta de energia. “Ah, mas meu gato não toma água parada de jeito nenhum, só do bebedouro! Se faltar luz, o que eu faço?”. Já ouviu falar em “nobreaks”? Se parecem com os estabilizadores que normalmente são usados em computadores, mas na prática funcionam armazenando energia e estendendo o período de funcionamento dos seus eletrônicos quando falta luz. Você pode ler mais a respeito dessas tecnologias aqui.

As câmeras IP ou WiFi que transmitem o que está acontecendo em sua casa em tempo real por aplicativo também podem ser de grande ajuda.Posicione as gamelas de água e comida em locais onde você consiga visualizá-las pela câmera para verificar a disponibilidade de água e ração.

4. Não deixe seus pets expostos ao sol e calor

Seus animais não devem ficar em ambientes abafados ou que sejam muito expostos ao sol. Além de desidratarem, cães e gatos podem queimar suas patinhas. No verão, antes de viajar, faça a tosa do seu cãozinho com pelagem alta. Isso ajuda a proporcionar maior conforto a ele no calor.

Uma forma de melhorar o ambiente para o seu pet é utilizando um controle universal infravermelho. Ele possibilita conectar os controles dos seus dispositivos e eletrodomésticos – como ar condicionado, ventilador e persianas – a um aplicativo. Por meio dele, você pode ligar e desligar os equipamentos de onde estiver, deixando o ambiente mais agradável para seus animais em determinados horários do dia

5. Garanta a segurança dos seus animais

Uma grande preocupação de quem tem pets é a segurança. Já que ninguém vai estar em casa, muitas vezes surge um receio de deixá-los sozinhos. Para proteger tanto a sua casa quanto o seu pet, você pode adotar os sistemas com central de alarme e sensores PET Immunity. Eles têm sensores de presença, magnético e de passagem, mas se diferenciam pela função que não detectam animais, permitindo a circulação livre do seu cachorro ou gato pelo ambiente e evitando disparos acidentais. Caso o alarme seja acionado, você recebe uma notificação no celular.

6. Identifique seu pet

É sempre recomendável deixar o seu pet com uma coleira de identificação, para o caso de ele escapar e se perder. Alguns condomínios também contam com tecnologias que permitem registrar os animais de estimação na lista de moradores. Por meio de um aplicativo, você pode cadastrar o nome do bichinho, o apartamento onde mora, os contatos do dono e até fotos. Desta forma, caso ele fuja e algum vizinho encontre, será fácil identificar o pet e avisar você.

Cuide bem dos seus pets com apoio da tecnologia

Ter um bichinho requer responsabilidade. É preciso zelar pela saúde dos gatinhos e cães, investir em uma alimentação saudável e estar sempre atento ao comportamento deles para que não fiquem tristes, agressivos ou estressados, independentemente de quanto tempo você vai ficar fora. Para sair de férias com tranquilidade, faça um planejamento e aproveite as tecnologias disponíveis no mercado – além de facilitar o cuidado, elas também ajudam a matar a saudade! Então, conheça agora os produtos da Security Control e cuide dos pets de onde você estiver!

Dúvidas? Deixe seu comentário! E para receber mais conteúdos sobre tecnologias para o seu dia a dia, inscreva-se na nossa newsletter! continue acompanhando nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compre pelo whatsapp